sábado, 8 de janeiro de 2011

Pequenos, mas espaçosos e com estilo

Olha que chique a minha amiga e arquiteta  Karol Stolf, sendo citada nessa matéria:
__________________________________________________________________________



Os projetos para os imóveis compactos estão cheios de ousadia e mostram que é possível viver bem nos menores espaços

Praticidade hoje é a palavra-chave para qualquer um. E estendendo esse conceito ao mercado imobiliário, ser prático para muitos significa morar em apartamentos menores, porém com todo conforto. Na região Norte, por exemplo, dados do SINDUSCON-AM revelam que o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) registrou um número de 75% para imóveis com 01 quarto, onde foram ofertadas 68 unidades e 51 delas comercializadas, seguido do apartamento de 02 quartos que apresentou um IVV de 30%, com 473 unidades comercializadas dentre as 1.568 ofertadas.

Segundo a arquiteta Karoline Stolf, um dos motivos para a preferência por imóveis compactos é o aumento do custo de vida. “Cada vez mais as pessoas buscam as grandes cidades, seja para um novo emprego, melhores salários, estudos ou lazer, o que acaba gerando um aumento de custo. O CUB (Custo Unitário Básico da Construção) mais caro contribui para o surgimento de unidades de moradia ou trabalho cada vez menores,” explica.

Projeto de acordo com o perfil

Projetar conforto e estilo de acordo com o perfil do cliente, levando em conta o orçamento disponível é o grande desafio dos arquitetos. “Nesse caso, devemos levar em conta o que é prioridade dentro das necessidades de cada projeto, e assim buscar soluções mais práticas e econômicas. Deve-se planejar o uso dos recursos privilegiando o que realmente é necessário,” explica Karoline.

Para isso, o primeiro passo é realizar um estudo das necessidades e rotinas dos usuários. “Tanto para ambientes corporativos, como residenciais ou comerciais, precisamos saber sobre o perfil de cada um, gostos e carências,” comenta.

Detalhes que fazem a diferença

O mercado constantemente lança produtos para pequenos ambientes, como televisores ultrafinos, suporte de parede para TV, máquinas de lavar que lavam e secam, coifas, refrigeradores, armários, filtros, lixeiras, todos embutidos no imóvel, além de porta de correr para os armários. Se a regra é otimizar espaço, opções é o que não faltam. A arquiteta Karoline dá algumas dicas para aproveitar melhor o espaço de imóveis compactos.

- Integração dos ambientes: “É importante eliminar paredes entre a sala e cozinha, utilizar elementos vazados, vidros fixos entre as salas e também trazer as sacadas para dentro dos apartamentos;”

- Espelhos: “O uso de espelhos e materiais reflexivos aumentam a sensação dos espaços, dão continuidade e podem ser utilizados facilmente na decoração;”

- Cores claras: “Ambientes menores exigem cores claras e neutras como base, podendo utilizar-se de cores fortes em pequenos objetos e detalhes decorativos

- Luminotécnica: “A iluminação natural e artificial bem distribuída pode contribuir para a sensação de aconchego e amplitude dos ambientes;”

- Materiais: “Aplicados no sentido longitudinal, como pisos laminados, ajudam a alongar os ambientes. Além disso, utilizar-se do mesmo piso para todo o imóvel cria uma união entre os cômodos e os deixa menos carregados;”

- Móveis sob medida: “O planejamento do mobiliário deve ser minucioso para o melhor aproveitamento dos espaços, sem afetar os espaços de circulação. Indica-se utilizar de móveis e equipamentos multiuso, como pufes que servem de mesa lateral, assento e decoração. Outra sugestão é utilizar espaços sob escadas, camas e sofás.”

Karoline Stolf - Sbosso Arquitetura  - 47 3264  71 33
http://www.sbosso.com.br/

Fonte:
http://www.redimob.com.br/News/Interna/11-01-03/Pequenos_mas_espaosos_e_com_estilo.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Curta ou deixe seu comentário!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...