quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cow Parade em SC e Rino Mania em SP















A CowParade é considerada o maior evento de arte outdoor do mundo, pois, além de um número significativo de obras, os espaços de apresentação são públicos e de acesso gratuito.

A primeira edição foi organizada no ano de 1998, na cidade de Zurique, Suíça, dedicada a propagar a democratização da cultura. Em seus treze anos de sucesso e promovida em mais de sessenta cidades, entre elas: Nova Iorque, Londres, Paris, Chicago, Milão, Dublin, Tóquio, Cidade do México, Estocolmo, Buenos Aires e São Paulo, a CowParade foi apreciada por mais de 150 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Para o evento, artistas locais pintam e adornam vacas produzidas em fibra de vidro, que são expostas em locais estratégicos para a apreciação pública. Terminado o evento as obras são leiloadas, sendo parte da quantia arrecadada destinada a várias instituições de caridade.

Mais de cinco mil artistas, profissionais ou amadores, já fizeram sua leitura e deram vida às vacas da CowParade, entre eles, profissionais renomados como Romero Britto, Oliviero Toscani, Robert Stern, Radiohead, David Lynch, Elio Fiorucci, Michael Graves, Lino Villa Ventura, Peter Max, Patrick Hughes, Jan Saudic, Roman Tyc, James Rizzi, Burton Morris, Red Grooms, Richard Haas, Patricia Nix, LeRoy Neiman e Edwina Sandys.

A Labbo está empenhada em fazer desta uma das maiores CowParades já vistas no mundo. As cidades-sede serão Florianópolis, Joinville, Balnerário Camboriú, Blumenau, Lages, Criciúma e Chapecó, mas todas as cidades de Santa Catarina estão convidadas a participar.


Vacas expostas na feira náutica da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, a espera de uma "adoção"

 Uma das vaquinhas que os catarinenses poderão observar será criada pelo arquiteto e ilustrador Diego Fagundes, a Cow-domínio. O projeto de Diego foi escolhido para ser patrocinado pela Cassol Centerlar. 


Segundo Frederico Mesquita, gerente de marketing da Cassol, . “Buscamos escolher uma vaquinha que fosse alegre, interativa e vinculada ao nosso negócio. No fim a escolha recaiu por aquela que tem tudo a ver com casa, além de extremamente criativa” conta Frederico. “A Cow-domínio foi inspirada na obra do arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser, que buscou humanizar a arquitetura através de suas formas orgânicas e teorias sobre o espaço, o indivíduo e suas peles” explica Diego, que contou com o apoio da também arquiteta Erica Mattos para finalizar o projeto. Segundo o artista, a Cow-domínio é uma construção arquitetônica ao mesmo tempo em que é um corpo, tem vida útil e convive na cidade com outros corpos e arquiteturas. Com janelas de todos os formatos e cores e com direito a terraço, varal e chaminé, a Cow-domínio representa uma grande casa. O evento começa em novembro, com organização da Labbo Negócios Digitais e promoção do Diário Catarinense 25 anos.

Destaque ainda para os artistas plásticos Luciano Martins e Juarez Machado .


(Fonte e Maiores informações sobre a Caw Parade em SC : http://www.cowparadesc.com.br)



RINO MANIA 

Já em São Paulo , para quem  a Bela Cintra e cruza a Oscar Freire, poderá ver ao seu lado esquerdo esse charmoso Rinosceronte do Artista plástico Quim Alcantaraque segue com o seu estilo abstrato geométrico. 

A arte do top artist já passou e está em lugares como  o Atelier de Arte Gogó e Pimpa , ao lado da artista plástica Lelli de Orleans e BragançaRestaurantes AméricaCasaGrande Hotel GuarujaBoutique Daslu entre outros, além de pinturas Trompe-L’Oeil.Très Chic Mon Amour.

Bem na frente da loja de café Nespresso e ao lado da loja Haagen Daz em um dos pontos mais prestigiados da city o Rinosceronte abstrato, colorido e muito simpático está lá destacando-se e chamando atenção de quem passa.

O projeto que o Rino faz parte é muito bacana, p
atrocinado pela Duratex em comemoração aos seus 60 anos, a exposição reune, 60 esculturas de rinocerontes pintadas por artistas, que participaram de uma seleção pública realizada na rede social Facebook .

Foram selecionados 75 projetos dos 151 recebidos. Distribuídas em pontos estratégicos, a intenção é transformar o visual da cidade em uma savana urbana colorida, levando o inusitado da arte e sofisticação para o dia a dia da população.

O projeto foi relaizado por Wild in Art, empresa que trabalha em prol da disseminação da arte e da sua implementação em ambientes educacionais, na cidade de Chester, na Inglaterra. (Fonte e informações adicionais :
http://www.blogdachufi.com )


Os dois projetos citados ,geram  descontração e alegria, influenciando as pessoas de forma positiva no sentido de acompanharem as trajetórias dos artistas, futuras exposições
, que incorporem um pouco mais de arte no seu dia-a-dia.




Rinos em São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Curta ou deixe seu comentário!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...