sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Balneário Camboriú promove campeonato de surfe naturista




Dia 11 de fevereiro, a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú, recebe o Campeonato Surf Nu Pinho, o primeiro campeonato de surfe naturista do sul do Brasil. O evento, aberto ao público, começa às 9h30min e segue até as 16h.
O campeonato é dividido em duas categorias: Free Surf, destinado aos surfistas que não competem com frequência;  e Open, para quem já está acostumado a competir. Nas duas categorias, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar.
Quem quiser assistir o campeonato, poderá ficar em uma arquibancada onde é permitido usar roupa. Já quem estiver na faixa de areia, tem que seguir a regra da praia e ficar nu.
O administrador do Complexo Turístico Praia do Pinho, Anilton Bitencourt, afirma que esta é mais uma maneira de divulgar a praia e que este é um evento destinado aos praticantes de surfe e para quem gosta do esporte.
- Esse campeonato serve também para incentivar os surfistas que sempre estão aqui na Praia do Pinho.
O diretor da Secretaria de Turismo, Ademar Schneider, explica que, por ser referência nacional neste segmento e a primeira praia de naturismo do Brasil, a Praia do Pinho já atrai turistas e moradores:
- Este evento ajuda a promover ainda mais o destino.
Surf Nu Pinho tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú e terá arbitragem da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf). As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, sem taxa de inscrição, pelos telefones (47) 3169-1164 ou 7812-8720.

Fonte RBS

Tudo azul, todo mundo nu

Sombra, água fresca e nada mais. É assim que os visitantes da Praia do Pinho passam os dias em Balneário Camboriú. O lugar é paradisíaco, um pedaço do oceano Atlântico cercado por um recanto verde de Mata Atlântica. Na faixa de areia as pessoas descansam e se divertem, usando nada mais do que a luz do sol e maresia para cobrir o corpo.
O lugar faz parte do conjunto de praias agrestes, que ficam na Rodovia de Acesso às Praias da cidade. A Praia do Pinho é reconhecida oficialmente, desde os anos 80, como a primeira do país a ser frequentada por nudistas ou naturistas. São famílias, casais, senhores, e turistas de várias partes do mundo, como Europa, Estados Unidos e países da América Latina, que chegam em busca de mais contato com a natureza e um ambiente preservado.
De acordo com o administrador do complexo turístico da praia, Anilton da Silva Bitencourt, conhecido também como Niltinho, a média de visitantes chega a mil pessoas por dia. “Esta é uma média que fazemos, mas nos finais de semana e feriados sempre tem mais gente. É muito importante lembrar que ninguém é obrigado é ficar nu, isso não é uma imposição. Nós só pedimos a colaboração das pessoas para que se adaptem a esta prática, que já é realizada há muitos anos na praia”.
Niltinho ainda conta que as pessoas que frequentam a praia do Pinho são divididos em três públicos: os hóspedes, que ficam em pousadas ou campings, os frequentadores da praia em si, e os visitantes que chegam para conhecer, e podem ficar em uma área de adaptação. “Existe um espaço para as pessoas que ainda estão se acostumando a ficar sem roupa. Mas já tivemos situações em que alguns visitantes estavam na praia e não quiseram ficar nus. Nós conversamos e pedimos a cooperação, e as pessoas acabam entendendo. Até porque, acabam se sentindo mal em ficar vestidos, quando 99% das pessoas está sem roupas”.
Ainda de acordo com Niltinho, o principal objetivo da praia naturista é tornar todos iguais, em busca de uma convivência igualitária.
“Os naturistas que frequentam a praia acreditam que o ato de tirar a roupa significa, também, se despir de todas as cobranças e pesos da sociedade. Assim, todos nus, ficam todos iguais, na mesma situação” explica.

O Naturismo
A prática do Naturismo é definida, de acordo com a Federação Internacional (INF) como “um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente”.
Ainda de acordo com a Federação, o Naturismo é muito mais abrangente do que o simples fato de praticar o nudismo. Esta prática faz com que cada pessoa viva da forma mais natural e espontânea possível, sem as características padronizadas que movem a maioria da sociedade. O naturismo não prega modismos, hábitos ou ideologias, apenas o direito a liberdade de expressão e pensamento dos seus praticantes.
Jornal Boca - Edição 128
Joana Gall

NORMAS E REGRAS
O participante tem ciência que a competição transcorrerá em área naturista e que deverá cumprir as normas naturistas do local e as regras do campeonato.
1. Obrigatória a assinatura de um termo de uso de imagens e termo de responsabilidade.
2. O participante é obrigado a participar das competições “nu”, a única roupa aceitável e permitida será a lycra (camiseta).
3. Não haverá taxa de inscrição para os participantes.
4. Na área do estacionamento e arquibancada, a nudez é opcional para qualquer visitante ou espectador, podendo ser utilizada qualquer peça de roupa, porém ao entrar na faixa de areia, a nudez deverá ser total e deve ser respeitado o código de ética estabelecida pela FBrN – Federação Brasileira de Naturismo.
5. Respeitar rigorosamente as normas de higiene e respeito mútuo, não sendo permitido atitudes impróprias, obscenas e/ou antiéticas.
6. Qualquer atitude antiética como assediar outros freqüentadores com propostas inconvenientes ou de conotação sexual, levará a expulsão do autor das dependências do camping.
7. Fotos só serão permitidas com previa autorização da organização para preservar dos freqüentadores naturistas da Praia.
8. O Complexo Turístico Praia do Pinho não se responsabiliza por qualquer dano, perda ou extravio de objetos deixados na praia, na área de adaptação, dentro das dependências do Complexo, bem como no interior dos veículos.
9. As normas e regras da competição serão de suma responsabilidade da FECASURF.
CRONOGRAMA E PREMIAÇÃO
10 de fevereiro de 2012
Montagem da estrutura do evento
11 de fevereiro de 2012
08h – Recepção e reunião d a equipe técnica e organizadores.
8h40min – Verificação da estrutura.
9h – Recepção e reunião com os atletas.
9h30min – Inicio do evento.
12h – Pausa para o almoço
13h – inicio da segunda etapa e baterias finais
15h30min – Encerramento da competição
16h – Premiação
Informações básicas sobre a premiação e categorias campeonato
ü Categorias OPEN e Free Surf (qualquer pessoa de qualquer idade e localidade pode participar)
ü Não há taxa de inscrição
ü Obrigatório surfar NU.
ü Obrigatória a assinatura de um termo de uso de imagens e termo de responsabilidade
ü Arbitragem com juízes da FEDERAÇÃO Catarinense de Surf (FECASURF)


Premiação Categoria Open
1- Troféu + Prancha de surf fornecida pela Parafina surf shop + 1 ano de estacionamento na Praia do Pinho + 01 entrada no Parque Unipraias + 01 entrada no Youhooo
2- Troféu + Kit fornecida pela Parafina surf shop + 8 meses de estacionamento na Praia do Pinho + 01 entrada no Parque Unipraias
3- Troféu + Kit fornecida pela Parafina surf shop + 6 meses de estacionamento na Praia do Pinho + 01 entrada no Parque Unipraias

Premiação Categoria Free Surf
1- Troféu + Kit fornecida pela Parafina surf shop + 1 ano de estacionamento na Praia do Pinho + 01 entrada no Parque Unipraias
2- Troféu + Kit fornecida pela Parafina surf shop + 8 meses de estacionamento na Praia do Pinho + 01 entrada no Parque Unipraias
3- Troféu + Kit fornecida pela Parafina surf shop + 6 meses de estacionamento na Praia do Pinho + 01 entrada no Parque Unipraias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Curta ou deixe seu comentário!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...