sábado, 26 de setembro de 2015

Kandinsky

 
sobre a mostra

Exposição da trajetória do artista precursor do abstracionismo, composta por 153 obras e objetos de Wassily Kandinsky, seus contemporâneos e de artistas que o influenciaram. Além da coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, o acervo conta com obras de  museus da Rússia e coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.
partir do dia 8 de julho o Centro Cultural Banco do Brasil.

A exposição permanece na capital paulista até o dia 28 de setembro e fecha um ciclo de quatro itinerâncias: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e agora São Paulo. Mais de 900 mil pessoas já conferiram a mostra nas três primeiras cidades. A previsão é ultrapassar um milhão de visitantes no período da mostra em São Paulo.

Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto é única sob vários aspectos, já que permite um mergulho no universo criativo e nas referências iniciais do artista, colocando lado a lado suas obras e as dos seus contemporâneos, além de peças que são jóias da arte popular do norte da Sibéria e objetos de rituais xamânicos. A mostra revela, então, um Kandinsky que poucos, no Ocidente, conhecem.

 Local: Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB São Paulo) 

Curadoria: Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky.

Apoio: Banco Votorantim

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo site www.ingressorapido.com.br (disponível também em aplicativo para celulares).

Guia Auditivo

Complemente sua visita utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).

 
O CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, 112, esquina com a Rua da Quitanda. 

Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil. Em 1927, após uma reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, tornou-se o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na capital.

A construção foi inteiramente reformada para abrigar o CCBB São Paulo. Os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século.

 Inaugurado em 21 de abril de 2001, o CCBB São Paulo é a quinta instituição cultural mais visitada no País e a 69º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2014). 

O prédio possui área construída de 4.183 m2, ocupada integralmente pelas dependências do CCBB. ( fonte CCBB).
Ao percorrer a exposição vale a pausa para curtir a arquitetura do prédio. Além da abóboda no saguão principal, observe o piso de mosaico. As luminárias, colunas, corrimões art-deco. E os cofres que eram utilizados no banco, vindos da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Curta ou deixe seu comentário!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...